NFC-e

Nota Fiscal Consumidor Eletrônica

Agilidade e segurança em transações eletrônicas

NFC-e Novidades A partir de agora, o cupom fiscal que você conhecia, passará a ser Nota Fiscal Consumidor Eletrônica – NFC-e. 

     Trata-se de um documento fiscal auxiliar que traz informações da transação de venda simplificada em papel, facilitando a consulta para o consumidor final no portal da NFC-e no ato da compra.

     A impressão do documento auxiliar DANFE NFC-e poderá ser efetuada por um sistema de automação comercial. Utilizará uma impressora comum (não fiscal) que irá se basear no arquivo eletrônico XML da NFC-e, com isso o consumidor passa a contar com mais praticidade na hora de efetuar suas compras. Mais Segurança Na hora de realizar suas compras pelo NFC-e, o consumidor contará com o apoio do seu smartphone para consultar sua Nota Fiscal Consumidor Eletrônica, podendo utilizar o aplicativo chamado QR-Code (código de barras bidimensional).

     Tendo o controle se o DANF do NFC-e está dentro das normais legais podendo ser lido de qualquer celular. Havendo também a possibilidade de consultar pelo site do SEFAZ. Praticidade O novo sistema NFC-e, se preocupando com o meio ambiente poderá enviar o DANF NFC-e diretamente para o seu e-mail ou celular, sem que haja a necessidade de impressão.
     
     Mas caso queira receber o comprovante de compra impresso do documento auxiliar NFC-e (DANF NFC-e) contamos com a possibilidade de imprimir de forma resumida as compras efetuadas, incluindo o QR-code impresso para uma possível consulta. Apenas 06 Passos Para Começar a Emitir Suas NFC-e. 1 – Adquirir um programa emissor de NFC-e; 2 – Adquirir um Certificado Digital de Pessoa Jurídica; 3 – Ter um computador com conexão a Internet; 4 – Ter uma impressora comum sendo a laser ou térmica; 5 – Habilitar junto a SEFAZ do seu estado o ambiente de Homologação e Produção para emissão de NFC-e. 6 – Emitir as 10 notas no ambiente de Homologação (ambiente teste) e entre 24h a 48h o emissor estará habilitado para emitir as NFC-e no ambiente de     Produção; Como Adquirir Seu Certificado Digital? O certificado Digital é um documento eletrônico necessário para que as NFC-e sejam geradas e autenticadas por sua empresa. Caso ainda não possua o certificado digital será impossível emitir as NFC-e, por tanto adquira já o seu certificado junto a uma Autoridade Certificadora. Podendo ser aceitos os certificados do tipo A1 (Arquivo) sendo o mais recomendado, pois poderá ser instalado em vários terminais ou o A3 (cartão ou token) neste caso o certificado fica posicionado a um terminal por vez, tendo que adquirir vários certificados caso queira emitir NFC-e em mais de um terminal. Mesmo assim verifique qual é a melhor opção para sua empresa e lembre-se que o certificado Matriz torna-se válido para todas filiais.